Teckel - Os cães salsicha

Todos os Teckel, independentemente do seu tamanho e pelagem, têm a mesma morfologia, são cães baixos e alongados, mas com aptidões, funcionalidade e caráter ligeiramente diferentes. Esta raça é tão especial que tem um Grupo inteiro na classificação das raças caninas, o Grupo 4.

As suas origens

O Teckel é conhecido desde a Idade Média. Cruzamentos com cães sabujos foram levados a cabo para obter cães especialmente aptos para caçar debaixo da terra. Destes cães de extremidades curtas, o Teckel destacou-se e foi reconhecido como uma das raças mais úteis e polivalentes de cães caçadores. Também têm excelentes resultados à superfície, ladrando sem perder o rastro, procurando e seguindo presas feridas. O clube mais antigo dedicado à criação desta raça é o "Deutsche Teckelclub e.V" fundado em 1888. Durante décadas, a raça foi criada em três tamanhos e em três diferentes variedades de pêlo.


Um exímio caçador

Os Teckel são reconhecidos pelo seu corpo comprido e pernas curtas. A raça foi desenvolvida por caçadores que queriam um cão que fosse ao mesmo tempo ágil e resistente, e suficientemente pequeno para entrar nas tocas de animais como texugos, lebres e coelhos, e fazê-los sair. Como cão de caça demonstra ser apaixonado, perseverante, ágil e com bom olfato. Com todos os seus sentidos bem apurados.

A sua conformação é o exemplo da forma a seguir a função. É o cão mais apto a caçar debaixo de terra devido à sua morfologia tão especial. Próximo ao solo, permite-lhe entrar e manobrar nos túneis. Pode entrar nas tocas mais estreitas e a configuração dos seus quartos dianteiros faz dele um notável escavador. 

A  caça ao sentir-se perseguida por um cão como o Teckel, pequeno. lento e muito barulhento, não se inquieta demasiado e foge sem se apressar, nem se dar conta de que ele a está a pôr ao alcance do caçador.

São muito valentes e corajosos, mas também independentes. Sendo a raça de caça mais pequena, necessitam mesmo de todas estas características para executar o seu trabalho.

O "salsicha"

O nome original da raça é Dachshund, mas é usual ser designado por "cão salsicha". Este nome não é depreciativo, é uma alusão à sua morfologia. O Teckel caracteriza-se pela sua estrutura baixa, de extremidades curtas, corpo comprido, mas compacto, com uma forte musculatura. A postura da cabeça é de orgulho, com uma expressão astuta.


O Grupo 4 da FCI

A raça Teckel dispõe de um grupo próprio na classificação das raças caninas, o Grupo 4. Os grupos são classificados pela Federação Cinológica Internacional (FCI) de acordo com a sua função e morfologia, neste caso, são cães para um certo tipo de caça, de características morfológicas bem distintas e notórias, em relação às restantes raças.

A raça tem três variedades, o Standard (o maior), o Miniatura e o Kaninchen (o mais pequeno), e em cada um dos tamanhos pode ter um de três tipos de pelagem, que passaremos a explicar de seguida.

Variedades de Pelagem

Possui três variedades de pelo: raso, cerdoso e comprido. Fazendo as contas, facilmente percebemos que são nove Teckel distintos na sua aparência e, como vamos ver, diferentes também no seu temperamento.

No contato com o público nas exposições e mesmo no dia a dia, é uma raça facilmente identificada. Não existe uma cor preferida para cada tipo de pelo, mas em termos de beleza, normalmente a preferência vai para o Teckel de pelo comprido.

É uma raça que não deixa cair muito pelo, relativamente limpa e que não tem muito odor a cão. Não necessitam de tomar banho com muita frequência. Depois, de acordo com a sua pelagem os cuidados de manutenção são diferentes.


Teckel de pelo raso

De pelo curto, espesso, brilhante, liso, bem pegado ao corpo, forte e duro. A cauda tem pelo fino e denso. A pelagem pode ser de cor unicolor (vermelho, amarelo avermelhado, amarelo, todos com ou sem pelos pretos entremeados. A cor sólida é preferível e o vermelho é melhor do que o amarelo avermelhado ou amarelo), bicolor (preto profundo ou marrom com manchas de ferrugem (castanha) ou amarela) ou arlequim (tigrado manchado, sendo a base sempre a cor escura, preto, vermelho e cinza), numa grande variedade de combinações de cores e matizes. A mais comum é o preto afogueado.

Sem dúvida que o Teckel de pelo raso é menos exigente em relação à manutenção da sua pelagem. Basta uma escovagem semanal para retirar o pelo morto solto.

Teckel de pelo cerdoso

O Teckel de pelo cerdoso foi desenvolvido através de cruzamentos com outras raças, por exemplo, com Terriers de pelo duro. Quando olhamos para um exemplar desta pelagem destaca-se logo o olhar inteligente e atento, que é acentuado pelas barbas e sobrancelhas.

Há exceção do focinho, das sobrancelhas e das orelhas, o pelo deve ser de igual comprimento sobre o corpo, bem assente, denso, de arame, com subpelo. O focinho tem uma barba claramente definida. As sobrancelhas são espessas. Nas orelhas, a pelagem é mais curta do que no corpo e quase lisa. A cauda é uniforme e bem provida de pelos bastante aderentes. A sua cor predominante é a cor de javali, de clara a escura, e a cor das folhas secas. Ou as cores descritas no Teckel de pelo liso.

Para manter o pelo no comprimento correto é necessário recorrer ao trimming da pelagem, retirando o pelo em excesso, o que deve ser feito por alguém com experiência. Das três variedades de pelo esta é a que necessita de mais cuidados de manutenção para se manter sempre perfeita.

Teckel de pelo comprido

O seu pelo sedoso e brilhante, com subpelo aderente ao corpo. O pelo é mais comprido debaixo do pescoço e na parte inferior do corpo. Nas orelhas, os pelos devem ir além das suas extremidades (franjas). Distintas franjas nos membros posteriores. Atinge o seu maior comprimento na sua parte inferior da cauda onde forma uma legitima franja. As cores são as mesmas do subpelo.





As Cores do Pelo


Podem apresentar uma grande variedade de cores, desde cores sólidas a um universo de combinações e matizes. Sendo as mais comuns, o preto afogueado (black and tan) nos de pelo raso, os avermelhados ou achocolatados nos de pelo comprido e javali (wild boar) nos de pelo cerdoso.

Existem também muitos exemplares que variam entre um cinza prata matizado com preto ao preto matizado com vermelho, passando por variadíssimas combinações bicolores e, ultimamente, na América na cor branca.

Cor dos Olhos

Os seus olhos são de tamanho médio, ovais e bem afastados, com uma expressão viva e energética, mas ao mesmo tempo confiada e não penetrante. De cor vermelho-acastanhado escuro e brilhante até castanho negro em todas as cores de pelagem. Em exemplares arlequim, os olhos porcelanizados não são desejáveis, mas são toleráveis.




Tamanho e Peso

O tamanho standart é o mais divulgado e usual, sendo bastante popular entre caçadores. Atualmente os tamanhos miniatura e kaninchen já começam a ser também conhecidos e procurados, especialmente como cães de companhia.

O Teckel Standard tem um perímetro torácico maior de 35 cm, com um peso máximo de aproximadamente 9 kg. O Teckel Miniatura tem um perímetro torácico entre 30 a 35 cm, à idade de 15 meses. O Teckel Kaninchen tem um perímetro toráxico menor de 30 cm, à idade de 15 meses.

Como curiosidade, nos EUA consideram apenas seis tipos de Teckel, pois dividem a raça em dois tamanhos: Miniatura (menos de 10-11 pounds, que corresponde a cerca de 4,5 a 5 kg) e Standard. Neste país a variedade de pelagem mais popular é o de pelo raso.




Temperamento

Existem algumas diferenças de temperamento e comportamento entre os vários tamanhos e tipos de pelo. Nas suas origens é um valente e destemido caçador, mas os traços de temperamento ligados à caça não impedem que o Teckel seja um bom cão de companhia.

À teimosia e obstinação de caçador, o Teckel contrapõe carinho e devoção à família e paixão pelo dono. Na sua casa, gosta e respeita todos os membros da família, mas normalmente dedica-se mais a uma pessoa que elege como dono.

De uma maneira geral, é fiel, versátil, de bom temperamento, inteligente, vivo, muito ativo e corajoso, por vezes, até à imprudência. Gostam de entrar no espírito de tudo o que se passa à sua volta, o que por vezes não é grande ajuda.

Possui uma natureza amigável, sem ser medroso ou agressivo. Está sempre alerta. Quando descobre a sua voz, normalmente por volta dos 18 meses, ao ladrar parece um cão maior, o que faz dele um bom cão de alerta. No entanto, não é um cão de guarda, apenas de alerta e consegue fazer muito barulho.





Fonte: C&C 165
Marta Manta