Esterilizar ou não o cão

É muito importante que tanto os Médicos Veterinários como os treinadores, expliquem em detalhe o porque do aconselhamento da esterilização. Cada caso deve ser analisado cuidadosamente, especialmente no que se refere ao aconselhamento de uma esterilização por motivos comportamentais.

Esterilização e comportamento

A testosterona tem uma influência direta no comportamento dos cães. Nalguns mais do que noutros, e é por isso que é imperativo que cada caso seja cuidadosamente analisado, correndo o risco de uma esterilização não ter o efeito desejado.

No cão a testosterona é produzida de forma a que quando o cão atinge os 6-7 meses (puberdade), os níveis desta hormona são suficientes para ativar as características sexuais secundárias, tais como: levantar a pata para urinar, montar e aumento de agressividade. Todos estes comportamentos vão-lhe permitir competir e procriar (Palmer, 1993).

A nível comportamental, os níveis de testosterona produzidos pelo cão quando atinge a puberdade e daí em diante, influenciam diretamente o comportamento. Para além dos comportamentos já referidos, inclui-se o divagar à procura de fêmeas para procriar, as brigas com outros cães intactos por questões de territorialidade, uma necessidade de se assertivar frente a outros machos intactos gerando brigas severas quando existem fêmeas com cio na proximidade (atenção que proximidade pode indicar uns bons quilómetros de distância).

É claro que nem todos os cães se tornam complicados após este período, no entanto, o que é importante é sabermos que as diferenças no comportamento são frequentes, pós puberdade.

É normal os donos dos cães pensarem que o comportamento muda radicalmente, no entanto, as mudanças são graduais, Usualmente, começam quando o cachorro, que se mantinha sempre pertinho dos donos, se começa afastar cada vez mais, tornando-se mais independente. Algumas brigas com outros cães, mesmo com alguns que costumava brincar em novo, são também comuns.

CONTINUA...

Fonte: c&c 165
Cláudia Estanislau - Treinadora especializada em comportamento canino