Todos os donos de cães podem contar várias histórias, algumas anedóticas, da sua experiência com Médicos Veterinários, mas não se pode generalizar.
Se partirmos deste pressuposto podemos escolher o profissional que irá cuidar do nosso cão sem ideias preconcebidas, tentando fazer um pouco de auto-crítica. Neste sentido, primeiro devemos identificar quais as nossas necessidades em relação ao nosso cão, a nossa disponibilidade de tempo, o nosso compromisso e implicação como donos.
Fazer algumas perguntas pode ajudar, como por exemplo: Qual o horário de funcionamento? O horário da clínica é compatível com o seu? É possível ir a clínica sem marcação prévia? Qual é o tempo de espera médio para marcar consulta? A clínica tem serviço de urgência? A clínica dispõe de serviços adicionais, como hospitalização, hotel, cabeleireiro, por exemplo? As instalações são adequadas e limpas? O pessoal é competente e agradável?
Cada um de nós tem necessidades e é indispensável saber o que queremos e precisamos numa clínica veterinária. Claro que o profissionalismo e os conhecimentos do Médico Veterinário são essenciais. Também é importante que a pessoa que escolhemos para cuidar do nosso cão nos inspire confiança, para seguirmos todas as instruções sem dúvida e sem medo. O ambiente confortável, limpo e agradável é indispensável para nos sentirmos bem e transmitir essa sensação de bem-estar e confiança ao nosso animal. Os animais possuem uma empatia inata e podem perceber a nossa desconfiança ou incómodo, dificultado a sua relação com o Médico Veterinário.
Depois destas considerações podemos iniciar a nossa procura. Se estamos a pensar ter um animal é muito importante já ter um local de referência. É um erro pensar que só irá ao Médico Veterinário em casos de "emergência" ou para as inevitáveis vacinas. Além disso, na mesma clínica, podemos ter informações úteis sobre onde adquirir/adotar um animal e conselhos para o fazer.
Falar com amigos ou conhecidos pode ajudar-nos, mas sem esquecer que cada pessoa é diferente e tem níveis de exigência distintos em relação aos serviços que considera necessários.
Se mudarmos é importante ter uma referência de uma clínica veterinária na zona. Para isso podemos perguntar ao nosso Médico Veterinário de confiança ou junto de uma Associação Canina na zona.
fonte: c&c 165