Escolher um cão, as raças da moda

Quando falamos em raças, há para todos os gostos. O certo é que cada vez mais o futuro dono procura o que considera o seu cão ideal, um animal que possua o maior número de qualidades possível e, por sua vez, que o tamanho e necessidades permitam uma convivência fácil. Tudo isto adornado por questões que podem não ter a ver com a lógica, mas com "modas".

O cinema e a televisão influenciam as modas e depois de um lançamento de êxito disparam as vendas da raça do protagonista, muitas das vezes com claro prejuízo para essas mesmas raças. Mas isso não impede o futuro dono que se enamora de uma imagem idílica e não é capaz de parar para pensar.

Nos últimos anos, já assistimos a muitas "modas" e a raças que foram afetadas por estas, como o sorridente Samoiedo e os pequenos Chihuahuas. E antes destes podemos falar do Cão de Pastor Alemão ou do Rough Collie (as "Lassies"). Todas estas raças estão sob o ponto de mira durante algum tempo e logo caem no esquecimento.

Algumas raças conseguem manter-se nos primeiros lugares do ranking de cães registados anualmente. Pode-se dar como exemplo, em Portugal, o Yorkshire Terrier e o Retriever Labrador. Depois, todos os anos, assistimos ao aumento de determinadas raças em relação ao ano anterior que espelham o mercado dos cães de raça.

Nesta busca pelo cão ideal, o futuro dono deve informar-se das qualidades da raça, de como é compatível com a sua vida e das necessidades que requer, apesar da escolha ser muito pessoal e de estar sujeita a demasiados fatores. A última palavra é do novo dono mas é melhor saber de antemão o que esperar.

Dentro de um bom punhado de raças que contam com mais fãs, temos um "top ten" que reúne algumas das que se mantêm há alguns anos, e outras que têm vindo a ter mais projeção, como animais de companhia ideais.

As dez raças preferidas têm qualidades de sobra para se manterem neste ranking: o seu aspeto; a sua polivalência; o seu caráter; a sua capacidade de adaptação a viver num apartamento e à vida urbana; e as novas modalidades desportivas.

O "top ten" é: Yorkshire Terrier, o Retriever Labrador, o Cão de Pastor Alemão, o Bouledogue Francês, o Teckel, o Chihuahua, o Bulldog Inglês, o West Highland White Terrier, o Beagle e o Border Collie.

fonte: C&C168